Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Arroz

Excesso de chuva atrasa plantio de arroz no Rio Grande do Sul

De acordo com a consultoria Safras & Mercado, a situação se agravou na última semana, com ocorrência de uma sucessão de temporais, que provocaram inundações

chuva, nuvem
Até 25 de outubro, a semeadura das lavouras no estado atingia 48,40% da área. Foto: Fernando Dias/Irga

Excesso de chuvas torrenciais e vendavais estão prejudicando o manejo das lavouras de arroz em regiões produtoras do Rio Grande do Sul, com risco de atrasar a semeadura. De acordo com a consultoria Safras & Mercado, a situação se agravou nesta semana, com ocorrência de uma sucessão de temporais, que provocaram inundações e rios saindo do leito. Em alguns municípios, as precipitações já ultrapassaram 400 mm no mês, causando prejuízos e transtornos às comunidades locais.

Até 25 de outubro, a semeadura das lavouras no estado atingia 48,40% da área, segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Boa parte das lavouras implantadas teve as operações adotadas no pós-plantio dificultadas. Apresentaram também problemas no estabelecimento e na homogeneidade dos estandes e no controle de plantas daninhas, o que deverá afetar os custos e a produtividade, reduzindo o potencial esperado das lavouras.

O clima severo também provocou um atraso na semeadura nas regiões da Planície Costeira Externa e na Depressão Central, onde a presença do arroz vermelho exige descanso após a preparação da área, para sua germinação, para posterior semeadura do cereal.

Ainda segundo a Safras & Mercado, outro aspecto relevante, com as recentes chuvas ocorridas nesta semana e com novas previsões de mau tempo, a janela para o melhor período recomendado para a semeadura do arroz irrigado, que vai até o dia 5 de novembro, para todas as regiões arrozeiras, exceto o litoral norte, até 10 de novembro, começa a ficar muito ajustada.

Segundo as normas técnicas, o ciclo das cultivares precoces tem como período de plantio de 1º de outubro a 10 de novembro e as variedades do ciclo médio, predominante no estado, vai de 1º de setembro até 30 de outubro.

Sair da versão mobile