Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Expedição Soja Brasil começa em Mato Grosso

Primeira viagem da edição 2014/2015 inicia nesta sexta, dia 17, e vai acompanhar o desenvolvimento da lavoura no maior Estado produtor de soja do país

Começou nesta sexta, dia 17, a Expedição Soja Brasil 2014/2015. De outubro até março de 2015, duas equipes de jornalismo vão rodar as principais regiões produtoras de soja do país. Ao lado de pesquisadores, especialistas e analistas de mercado, as equipes do Canal Rural vão acompanhar o desenvolvimento de mais uma safra no Brasil e os assuntos de interesse do sojicultor. O primeiro destino será o Centro-Oeste.

A Equipe 1 da expedição já está em Mato Grosso. Lá, a repórter Fernanda Farias, o cinegrafista Pedro Silvestre e o motorista Marcelino Ferreira vão noticiar as dificuldades e boas práticas encontradas nestes primeiros dias de cultivo no maior Estado produtor da oleaginosa.

A expedição viaja por uma semana pelo Estado, rodando mais de 860 km e passará pelos municípios de Campos de Júlio, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Diamantino e Jaciara para acompanhar o cenário do primeiro mês da safra 2014/2015. Na semana do dia 27, a Equipe 2 pega estrada com destino ao Sul do Brasil.

Para o consultor técnico do projeto, Áureo Lantmann, o foco nestes primeiros dias será observar como as plantas estão se desenvolvendo. Vale lembrar que o Mato Grosso passa por um período de estiagem bem no começo do cultivo da soja. Lantmann lembra que o solo seco pode propiciar o aumento de pragas no solo, como o coró (Phyllophaga cuyabana), que se alimenta das raízes e das sementes.

O especialista não participa desta primeira semana porque vai dar palestras na Caravana Soja Brasil no Paraná, mas ele ressalta quais devem ser os principais pontos de cobertura desta terceira edição da Expedição Soja Brasil.

– Esta é a terceira vez que fazemos esta viagem pelo Brasil. Em 2013, os problemas estavam relacionados à Helicoverpa armígera e uma seca nas principais regiões de soja. Este ano, eu diria que questão do refúgio para tecnologia Bt será importante. Vamos ver como os produtores vão reagir e como eles se adaptam a essa nova necessidade de produção – explica Áureo Lantmann, lembrando que ainda não há uma regulamentação para refúgio nesta safra.

A safra 2014/2015 começou com um cenário diferente dos anos anteriores, a realidade hoje é de preços menores, fato que não acontecia há sete safras. Diante do cenário adverso, com expectativa de supersafra brasileira e norte-americana, os produtores buscam garantir a rentabilidade e não ter prejuízos.

– Outro ponto são os custos de produção relacionados à rentabilidade. Eles terão um foco especial, principalmente em alternativas como otimizar insumos sem perder a produtividade – completa o consultor técnico.

Entretanto, nos últimos dias, problemas climáticos tem causado dificuldades no cultivo da soja no Brasil, situação que pode mudar todo o mercado. De outubro até março, as equipes do Soja Brasil vão relatar cada novidade de uma safra com novos e diversos desafios para os sojicultores brasileiros.

Roteiro

A Expedição Soja Brasil será dividida em três etapas. A primeira ocorre de outubro a dezembro de 2014, período em que as equipes de jornalismo do Canal Rural se dividirão entre o Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Na fase seguinte, nos meses de janeiro e fevereiro de 2015, o projeto continuará a cobertura no Centro-Oeste e, também, acompanhará os acontecimentos nas Regiões Norte e Nordeste. Para fechar esta edição, o projeto volta ao Sul e ao Sudeste do país, entre fevereiro e março do próximo ano. Este roteiro pode sofrer alterações, já que a expedição está atenta a qualquer fato novo relacionado à safra 2014/2015.

A repórter Fernanda Farias, que está na Equipe 1 da Expedição, comentou suas expectativas para esses cinco meses de cobertura jornalística viajando pelo Brasil.

– Gosto da ideia de conhecer um pouco de cada canto do país, tão rico de cultura e de pessoas responsáveis pelo crescimento, desenvolvimento da economia e da sociedade. Tenho certeza de que o aprendizado será enorme – para a minha profissão e para a vida – ressalta Fernanda.

Expedição Soja Brasil no Canal Rural

A viagem contará com cobertura diária dos programas Mercado&Cia (edições das 12h20 e 18h30) e Rural Notícias (19h), mostrando a realidade das lavouras nas cidades percorridas. As reportagens irão ao ar no programa Rural Notícias todas as segundas, quartas e sextas-feiras e no Mercado&Cia nas terças e quintas-feiras. O público também poderá acompanhar todas as informações no site do Soja Brasil, na página no Facebook e no aplicativo gratuito para iPhone e iPad.

Sair da versão mobile