Esses investimentos, segundo a empresa, proporcionarão desenvolvimento sem paralelo da indústria de base e expansão das empresas de engenharia, indústria naval e correlatas, produtoras de equipamentos de grande porte e prestadoras de serviços do país.
Além de elevar significativamente a produção brasileira de petróleo e transformar o Brasil em grande exportador, o desenvolvimento das descobertas no pré-sal vai ampliar as oportunidades de emprego, com formação de mão-de-obra especializada.
As informações da estatal indicam que a área do pré-sal das bacias do Sudeste e do Sul, já mapeada, estende-se do litoral de Santa Catarina até o Espírito Santo, numa área de 800 quilômetros de comprimento por 200 de largura, em águas profundas e ultraprofundas.
Na avaliação da empresa, os desafios do desenvolvimento da produção no pré-sal proporcionarão oportunidades excepcionais para a criação de conhecimentos, programas tecnológicos e parcerias com universidades e institutos de pesquisa, fortalecendo a integração com a comunidade técnológica brasileira e internacional.
Confira gráfico: