Há 60 anos a família de Márcio Aldigheri produz vinhos na região do evento. Seu avô chegou ao Brasil vindo da Itália e investiu na vinicultura. Atualmente, o negócio da família rende seis variedades de vinho e mais de um milhão de litros por ano.
? Comecei com oito anos de idade a tomar vinho e já via o processo de engarrafamento em maneiras artesanais, manuais. Hoje, atuar trabalhando com vinho, mudando o rótulo, mudando a fisionomia das garrafas e mostrar para o público, ver ele experimentar na nossa frente, é contagiante ? conta o vinicultor.
Márcio é um dos 70 produtores locais que participam da Expo São Roque. Ele aproveita o contato direto com o público para expor e testar novos produtos. Este ano a novidade é uma nova versão de vinho branco.
? Os vinhos Aldigheri estão lançando o vinho branco da uva Lorena. Essa uva já começou a ser produzida em São Roque. Veio da pesquisa da Embrapa e nós começamos a produzir. É um vinho muito gostoso. É bem refrescante e harmoniza muito bem com frutos do mar, principalmente com um bacalhau ? explica Márcio.
Segundo a organização, divulgar os produtos locais é um dos principais objetivos da feira.
? Nós também fazemos o trabalho do empreendedorismo, motivando as empresas dos vinhos, das alcachofras, a agroindústria e também os pequenos empreendimentos de doces, de licores ? ressalta o organizador da 19° Expo São Roque, Cláudio Góes.
O evento recebe cerca de 80 mil visitantes em quatro finais de semana de realização. As atenções estão voltadas principalmente para os vinhos e os diferentes preparos da alcachofra. A região é a principal produtora da flor comestível no Brasil.
A feira também tem apresentações de música, teatro e danças típicas para todas as idades.
? A faixa etária é liberada. Temos desde bebê até vovô toda a família freqüenta ? explica Góes.
A Expo São Roque acontece até 30 de outubro, às sextas, sábados e domingos. A entrada custa R$ 4 nas sextas e R$ 15 nos demais dias.