A Expo-Xangai, que ocorre na China de 1º de maio até 31 de outubro de 2010, vai servir como palco para negociação entre os países. O Brasil contará com um estande, serão apresentados os projetos desenvolvidos no país.
Em março deste ano, a China se tornou o principal parceiro comercial do Brasil, superando os Estados Unidos. As vendas brasileiras para o país asiático cresceram 56%, em comparação com o mesmo período de 2008. Foram US$ 10,5 bilhões comercializados.
Açúcar, álcool e carne bovina foram os produtos que o Brasil mais vendeu para a China no último ano. O governo brasileiro diz que há espaço para o aumento dessa comercialização. O interesse dos chineses agora está em mais tecnologia agropecuária e energia renovável.
? Mais de 45% da matriz energética brasileira é renovável, isso é fundamental para um país como a China que possui uma população de 1,3 bilhão de habitantes ? diz Alexandre Teixeira, presidente da Apex.
Um Brasil moderno e com uma produção eficiente é a imagem que o país quer mostrar durante a Expo-Xangai.
? O que nós precisamos mostrar é a parte moderna do nosso setor produtivo, não só que o Brasil é um grande produtor e exportador de comoditties, mas sim de produtos que alimenta essa cadeia, tanto na área de zootecnia, veterinária, produção de hormônios, vacinas, mas também a indústria de alimentos que é forte e crescente no Brasil ? conclui Teixeira.