Expocachaça divulga bebida brasileira para alavancar vendas no Exterior

11º edição da feira acontece no mercado municipal de São Paulo até o dia 9 de setembroO reconhecimento da marca Cachaça pelos norte-americanos, o maior consumidor de destilados do mundo, pode servir como vitrine e abrir espaço para o produto brasileiro no mercado internacional. Com o reconhecimento, a esperança do setor é alavancar a venda da caipirinha. Para divulgar ainda mais o produto, acontece em São Paulo, de 4 a 9 de setembro, a 11º edição da Expocachaça. Durante seis dias, o mais tradicional mercado municipal do país abre espaço para um dos mais conhecidos produtos brasil

O produtor Moacir Menegotto, que saiu de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul para visitar a feira, comercializa a bebida desde 2001. Segundo ele, a produção da bebida é uma tradição que ultrapassa gerações.

Menegotto, que planta 29 hectares de cana-de-açúcar e produz, por ano, cerca de 50 mil litros da bebida, está animado. Ele deve fechar os primeiros contratos com países da Europa para exportar a cachaça.

Apesar de a cachaça brasileira ser o terceiro destilado mais consumido no mundo, há 14 anos o Brasil não consegue avançar nas exportações, que representam apenas 1% da produção nacional. Mas o reconhecimento da marca Cachaça pelos Estados Unidos, o maior consumidor mundial da bebida, pode ajudar o país a ganhar espaço no mercado mundial.

Uma das formas de agregar valor ao produto brasileiro está nas variações da bebida. Um exemplo é a cachaça envelhecida produzida em Pernambuco, que demorou 10 anos para ficar pronta. O resultado é um sabor bem mais suave que o da cachaça tradicional.