Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Expodireto Cotrijal deste ano projeta crescimento no volume de negócios

Organizadores lançam nesta segunda, em Porto Alegre, feira que será realizada em março, em Não-Me-ToqueNo embalo de uma safra positiva e com preços acima da média, a expectativa é superar meio bilhão de reais em negócios na 12ª edição da Expodireto Cotrijal, que ocorrerá de 14 a 18 de março em Não-Me-Toque, no norte do Rio Grande do Sul. O lançamento oficial ocorre nesta segunda, dia 14, no Hotel Deville, em Porto Alegre.

A escolha por Porto Alegre busca mobilizar autoridades e lideranças do agronegócio, inclusive internacionais, uma vez que investidores de mais de 50 países participarão da feira. A previsão é superar os 168,5 mil visitantes e os R$ 512 milhões em negócios da edição passada.

O otimismo para a edição deste ano é justificado pelo cenário positivo no agronegócio. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra atual deve chegar a 24,31 milhões de toneladas no Rio Grande do Sul ? a segunda maior da história. A quantidade de chuva no norte do Estado deve compensar as perdas devido à estiagem e superar os 2,1 mil quilos por hectare.

Os preços das commodities consolidam o quadro. A cotação do milho registra alta de 60% e a da soja, de 35%, em relação ao ano passado.

? Tudo isso dá tranquilidade ao produtor, que chega à feira sem quebra acentuada na lavoura, com preço forte e disposto a investir ? afirma o consultor Carlos Cogo.

No setor de máquinas, a prorrogação das linhas do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), operadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve contribuir para mais negócios.

?Projetamos um incremento de 10% nos negócios ? diz Cláudio Bier, presidente do Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS (Simers).

Pelo menos R$ 450 milhões de crédito estarão disponíveis na feira, segundo as instituições financeiras.

? O cenário atual é de grande otimismo e promete impulsionar os negócios ? acrescenta Carlos Ponzoni, gerente de planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Sair da versão mobile