A exposição começou com os animais passando pelas primeiras avaliações técnicas, desfilando genética no parque de Exposições Fernando Costa. Ao todo, mais de 1,1 mil animais irão se enfrentar em pista. A principal raça zebuína do país mexe com o mercado.
O presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Felipe Picciani, está otimista com os preços do boi que vai para o abate. A carne que chega na mesa do consumidor é o fim de uma cadeia que começa com os pecuaristas que fazem a seleção da raça.
A Expoinel 2010 abre espaço para a discussão de toda a cadeia produtiva da pecuária. O ex-ministro da agricultura Pratini de Morais, que atua no mercado mundial da carne, está preocupado com o crescente protecionismo da Europa e pede mobilização dos pecuaristas.
A feira vai até o próximo dia 26, vai muito além da escolha dos grandes campeões, melhores criadores, expositores. Os leilões e shoppings vão garantir o movimento econômico em cima da genética da raça. No parque vai ter espaço também para cursos de culinária da Cozinha Nelore Natural, Nelore Solidário na Cidade e Projeto Saúde Brasil.