Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Expoinel aplica sistema rigoroso de sanidade para garantir qualidade e saúde dos animais

Machos e fêmeas passam por série de etapas, que vai desde a verificação de documentação até examesA Expoinel 2010 começou no último dia 16, mas antes de se acomodarem nos pavilhões da feira, todos os animais participantes precisaram passar pelo processo de recepção, onde o Órgão de Defesa do Estado de Minas Gerais confere documentos, exames e atestados de vacinação ? procedimentos que comprovam a sanidade dos animais.

? Pra que não ocorra disseminação de doenças, principalmente num evento como esse, em que há uma grande concentração de animais num espaço pequeno ? explicou o fiscal agropecuário Clenilson Gonçalves dos Santos.
 
Depois, é feita a pesagem de todos os exemplares que participam da exposição, inclusive os que já estão acostumados com as pistas. A tabela criada pela ABCZ e pela ACNB estipula o peso mínimo por idade de cada animal.
 
No caso das fêmeas, a avaliação é ainda mais completa. As vacas dos 20 aos 30 meses precisam estar prenhas ou paridas. E as com mais de 30 meses devem estar obrigatoriamente paridas.

Segundo o veterinário da ACNB Frederico Cunha Mendes, das 137 fêmeas avaliadas por exame de ultrasson, apenas uma foi desclassificada.
 
? É um exame que atesta sua produtividade. Não adianta a fêmea ser belíssima e ela não conseguir passar a genética para sua prole. Então, o que a gente quer é certificar que esse animal é fértil e vai ter descendentes férteis também ? diz Mendes.
 
? Esses processos existem pra gente elevar o padrão, conseguir fazer a seleção. Existe pra não reproduzirmos reprodutores e matrizes de má qualidade. Isso aumenta o padrão, levando ao melhoramento genético ? reforça o gerente de ranking ACNB, Marcos Pertegato.

 

Sair da versão mobile