O primeiro dia da 46ª Expointer foi movimentado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
Neste sábado (26), apesar do frio, o tempo ensolarado ajudou a levar 99.093 visitantes à feira.
Ao longo do dia, o público contou com uma série de eventos simultâneos sobre diferentes temas.
São mais de 450 eventos programados e 174 julgamentos, leilões e provas previstos para acontecerem durante o período da feira, que segue até o dia 3 de agosto.
Quem visitou a Expointer neste sábado, pôde conferir seminários, debates e exposições, como a degustação e venda de azeites gaúchos, as oficinas de harmonização de alimentos, as demonstrações de técnicas artesanais e a Vitrine da Carne Gaúcha, com foco em ovinos.
Variedade de experiências gastronômicas
Durante todo o dia, um dos espaços mais concorridos foi o Pavilhão da Agricultura Familiar.
Entre as novidades está a geleia de erva-mate, elaborada por uma produtora do município de Cristal. A erva-mate foi recentemente considerada patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul e um dos símbolos da identidade gaúcha.
“Onde a gente chega, as pessoas oferecem um chimarrão. É muito próprio do nosso estado”, destacou a agricultora familiar Rosa Maria Hartmann da Silva.
Para produzir a iguaria, a base é feita a partir do chá da erva-mate, além de açúcar e pectina do maracujá.
Já a matéria-prima para o doce de leite sem lactose, outro produto que está chamando a atenção do público, é côco e açúcar.
Além desses itens, a banca conta com geleias, frutas desidratadas e pequenas flores produzidas a partir de morangos, amoras, jabuticabas e pitaya, por exemplo.
As degustações de queijos curados no vinho, de doce de leite, ervas e orégano, além de cucas, salames e sucos, também capturaram a atenção dos visitantes do pavilhão, que, em sua 25ª edição, reúne 372 empreendimentos de todo o estado.
Em 2022, o faturamento da feira foi de R$ 7,146 bilhões. O público do evento foi de 772.914 visitantes.