Com mais de 40 edições, a Expolages tornou-se forte referência na agropecuária brasileira. Além dos negócios, que devem girar em torno de R$ 1 milhão, o evento proporciona conhecimento ao homem do campo que visita o Parque Conta Dinheiro para aprender com laboratórios e empresas do setor.
Esta edição contará com 80 expositores, criadores de 81 ovinos e 120 eqüinos a galpão e 560 bovinos a campo e a galpão. Todos os animais são reprodutores. Os bovinos e ovinos são apenas de SC, pelo fato de o Estado ser o único do Brasil livre da febre aftosa sem vacinação.
Uma das principais atrações da Expolages é a Feira de Gado Geral, na quinta-feira. Serão leiloadas presencialmente e pela televisão 400 bovinos cruzados de diversas raças, entre novilhos, bois, vacas, terneiros e terneiras. Todos os animais são fornecedores de carne.
? A Expolages é a abertura da comercialização da primavera. É um evento em que nos julgamentos compara as produções dos trabalhos genéticos, avaliando quais animais são desejados pelo mercado. Isso gera concorrência entre os criadores e uma significativa evolução genética ? comenta o presidente do Sindicato Rural de Lages, Suenon Rosa Lisboa.