Exportação de algodão cresce 1423% em abril

Desempenho reflete maior demanda externa, uma vez que a indústria nacional não deve ser uma consumidora em grande escala neste anoAs exportações brasileiras de algodão atingiram 51,8 mil toneladas de pluma em abril, volume 1.423% superior às 3,4 mil toneladas exportadas em abril do ano passado. O desempenho reflete a maior demanda externa, uma vez que a indústria nacional não deve ser uma consumidora em grande escala neste ano, como prevê a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

Os dados divulgados nesta quarta, dia 2, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior mostram que no acumulado dos primeiros quatro meses deste ano as exportações de algodão somaram 266,38 mil toneladas de pluma, volume 394% superior ao embarcado de janeiro a abril do ano passado. A Abrapa prevê exportação acima de um milhão de toneladas nesta safra.

O faturamento do setor em abril cresceu 1,028% em relação ao mesmo mês do ano passado e atingiu US$ 96,5 milhões. No acumulado deste ano, a soma foi de US$ 438,5 bilhões (+416%). O preço médio em abril recuou 26% em relação ao mesmo mês do ano passado. Comparativamente aos primeiros quatro meses do ano passado, os preços ainda mantêm alta de 4,5%, em média.