Exportação e colheita do milho apresentam avanços, indica Cepea

Cerca de dois milhões de toneladas do grão foram embarcadas para o Exterior na primeira metade de janeiroOs movimentos de oferta e demanda pelo milho favorecem oscilações distintas dos preços do grão entre regiões do Brasil, de acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). No mercado externo, a variação de momentos de compras acima do previsto e de retração compradora leva a altas e baixas de preços.

As exportações seguem firmes no país sendo que, até o dia 18 de janeiro, cerca de dois milhões de toneladas haviam sido embarcadas para o Exterior. Além disso, há cerca de 1,8 milhão de toneladas de milho nos registros de line-up dos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR) e São Francisco do Sul (SC) para serem embarcadas nas próximas semanas.

Em relação à colheita, mesmo com o avanço das atividades no interior da região Sul, os preços subiram na maior parte das praças pesquisadas. Em São Paulo, conforme apontam pesquisadores do Cepea, a colheita foi retomada na semana passada, elevando a disponibilidade do grão.

Ao mesmo tempo, a demanda segue retraída, com compradores aguardando maior interesse de negócios por parte de vendedores, na expectativa de preços menores.