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Exportação de couro cresce 30% em maio, somando US$ 204,9 milhões

Principais mercados, desde janeiro, foram China e Hong KongAs exportações brasileiras de couro somaram US$ 204,9 milhões em maio, alta de 30% ante o mesmo mês do ano passado. Na comparação com abril, a alta foi de 8%. Em volume, os embarques totalizaram 36,2 mil toneladas no mês passado. Os dados são do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com base em relatório da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

Para o presidente do CICB, Wolfgang Goerlich, apesar do bom resultado, ainda há entraves para manter a competitividade dos curtumes nacionais.

? Como o mercado interno não absorve mais produtos por estar saturado, as empresas são forçadas a focar no mercado externo, sofrendo os conhecidos efeitos nocivos da defasagem cambial, os entraves do chamado custo Brasil, e sendo forçadas a operar com margens estreitas ou mesmo negativas ? afirmou o executivo em nota.

Segundo ele, está cada vez mais difícil repassar o alto custo da matéria-prima aos preços comercializados.

? O encarecimento nos custos, quando transformado em dólares, acaba eliminando a rentabilidade e, por consequência, vem provocando prejuízos aos exportadores ? disse Goerlich,

O presidente lembrou que muitos curtumes ainda enfrentam o esgotamento de suas linhas de crédito e que as taxas de impostos também dificultam o mercado

? Além da adversa política cambial, nossas empresas também são prejudicadas pela elevada carga tributária, pelas altíssimas taxas de juros e de contribuições sociais, excessiva burocracia, ausência de linhas de crédito para capital de giro e o pelo apagão logístico ?completa o executivo.

Nos cinco primeiros meses do ano, as exportações acumulam receita de US$ 888,93 milhões, crescimento de 25% na comparação com o mesmo período de 2010, e volume de 12,5 milhões de peças, aumento de 7%.

? O crescimento da receita e dos volumes embarcados, entretanto, não representa aumento de margens, que, na verdade, estão sendo violentamente comprimidas 2 ressalta o presidente do CICB.

Principais destinos

Os principais mercados do couro brasileiro entre janeiro e maio deste ano foram China e Hong Kong, com receita de US$ 268,34 milhões, crescimento de 12% ante o mesmo período de 2010 e com participação de 30,2% no total Itália, com US$ 209,97 milhões, elevação de 22% e 23,6% de participação; Estados Unidos, com US$ 95,46 milhões, incremento de 35% e representatividade de 10,7% e Alemanha, com receita de US$ 36 milhões, aumento de 68% e participação de 4,1%.

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