Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Exportação de arroz cresce 65% em fevereiro, diz Abiarroz

As compras do arroz brasileiro no mês passado foram lideradas pela Venezuela, com importações de 53,1 mil toneladas

As exportações brasileiras de arroz (base casca) em fevereiro totalizaram 135,3 mil toneladas, aumento de cerca de 65% em relação ao mesmo mês de 2021, quando as vendas externas somaram 81,9 mil toneladas, informa a Abiarroz (Associação Brasileira da Indústria do Arroz), com base em dados do Ministério da Economia.

As compras do cereal brasileiro no mês passado foram lideradas pela Venezuela, com importações de 53,1 mil t.

arroz
Foto: Pixabay

Em valor, os embarques de fevereiro representaram pouco mais de US$ 40 milhões, contra US$ 22,7 milhões de igual mês de 2021, de acordo com a Abiarroz.

Além da Venezuela, Cuba, Peru, Estados Unidos e Cabo Verde estão entre os principais compradores do produto brasileiro.

As importações brasileiras de arroz em fevereiro somaram 70,2 mil t, o equivalente a US$ 17,2 milhões. No mesmo mês de 2021, o Brasil importou 82,1 mil t (US$ 26,2 mi).

Desempenho

No primeiro bimestre de 2022, as exportações de arroz (base casca) alcançaram 277,3 mil t, com receita de US$ 84,9 milhões.

Nos dois primeiros meses de 2021, os embarques do cereal atingiram 103,3 mil t, com faturamento de US$ 32,2 milhões.

“Neste ano, a balança comercial do setor apresenta um superávit de cerca de US$ 60 milhões, enquanto no mesmo período de 2021 foi deficitária em US$ 40 milhões”, assinala a gerente de Exportação da Abiarroz, Carolina Matos.

Estados Unidos e Canadá

A expectativa da Abiarroz é que o desempenho das exportações possam ser ainda melhores nos próximos meses. Para tanto, segue intensificando, por meio do Projeto Brazilian Rice, em parceria com a ApexBrasil, as ações de promoção comercial em mercados prioritários na América do Norte.

Uma dessas ações ocorrerá de 22 a 24 de março, em Las Vegas (EUA), durante a Sial América, uma das maiores feiras mundiais de alimentação e bebidas. Nesses três dias, as empresas participantes do Brazilian Rice vão expor seus produtos no Pavilhão Brasil, organizado pela ApexBrasil, e fazer contatos com importadores norte-americanos e de outros mercados.

A segunda ação promocional do arroz beneficiado brasileiro será realizada durante a Sial Canadá, em Montreal, de 20 a 22 de abril. Quatro empresas vão estar no estande do Brazilian Rice durante os três dias da exposição.

“Além da feira, faremos uma missão comercial no Canadá para divulgar o arroz brasileiro e impulsionar nossas exportações”, informa Carolina Matos.

Sair da versão mobile