Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Exportação de etanol não será mais estratégica para Brasil, diz executivo

Para diretor da F.O. Licht, vendas do país devem ficar em dois bilhões de litros por conta da oferta limitadaA exportação de etanol de cana-de-açúcar não será mais estratégica para o Brasil no médio prazo, de acordo com o diretor da F.O. Licht, Christoph Berg. Segundo ele, as exportações brasileiras devem ficar estáveis em torno de dois bilhões de litros nos próximos anos, em virtude de uma oferta limitada, provocada pela concentração de investimentos apenas na produção de açúcar, que está com preços melhores.

O etanol disponível deve ser direcionado para o setor de transportes doméstico e também para a indústria química, que está desenvolvendo novas especialidades a partir do combustível de cana-de-açúcar.

? Apenas a partir de 2012, a produção de etanol deve voltar a crescer de forma gradual ? explica. Para o executivo, somente na safra 2015/16 o Brasil deverá atingir um excedente exportável de etanol de quatro bilhões de litros.

Berg afirma que na safra 2011/12 o Brasil deve produzir 27,9 bilhões de litros de etanol, alta de 2,1% em relação aos 27,3 bilhões de litros registrados na safra passada. Deste total, 25,1 bilhões de litros devem ser utilizados como combustível, alta ligeira de 0,80% em relação aos 24,9 bilhões de litros da safra 2010/11. A expectativa é de que o Brasil importe, nesta safra, 250 milhões de litros, ante 85 milhões de litros da safra anterior, alta de 194%.

Segundo o diretor da F.O. Licht, a partir de 2012, os preços do açúcar estarão menores e os do etanol estarão mais competitivos, o que se traduzirá em novos investimentos no combustível, aumentando a produção. Além disso, Berg acredita que recursos internacionais deverão entrar no país e auxiliar o crescimento das lavouras de cana-de-açúcar.

? As usinas deverão investir mais em cana própria, reduzindo o papel dos fornecedores de cana independentes no setor ? afirma.

Sair da versão mobile