Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

VARIAÇÃO MENSAL

Exportação impulsiona esmagamento de soja em Mato Grosso

Em julho o estado enviou para o mercado externo 691,21 mil toneladas de farelo de soja

O processamento de soja em Mato Grosso apresentou alta de 7,28% no mês de julho em comparação a junho. O incremento na variação mensal, pontua o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), decorre, principalmente, do aumento da demanda pelos subprodutos do grão.

No mês de julho as indústrias mato-grossenses processaram 1,05 milhão de toneladas de soja. Em junho o estado havia esmagado cerca de 980 mil toneladas.

Ao se comparar com 2022 também se constata alta. No ano passado o estado processou em julho 1,01 milhão de toneladas.

“Para se ter uma ideia, em julho o volume exportado de farelo de soja oriundo de Mato Grosso foi de 691,21 mil toneladas, 13,73% superior ao registrado em junho”, explica o Imea sobre a alta do esmagamento.

Margem bruta das indústrias recua

Apesar do aumento mensal observado no processamento da soja, a margem bruta das indústrias, conforme o Imea, apresentou retração de 8,68% quando comparado com o mês anterior, totalizando R$ 545,04 a saca.

O resultado é “reflexo do maior preço da soja adquirido pelas indústrias no período analisado. Por fim, de acordo com a série histórica do Imea, para os próximos meses a expectativa é que o volume esmagado diminua, devido à menor oferta de soja disponível no mercado”.

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile