Exportação de leite cresce e amplia lucro do produtor

Brasil vai faturar cerca de US$ 550 milhões com a venda de um milhão de litros do produto para 100 países este ano, estima ConabO Brasil vai faturar cerca de US$ 550 milhões com a exportação de leite e derivados em 2008. Cerca de um milhão de litros sairão dos portos brasileiros para mais de 100 países. Segundo a analista da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Maria Helena Fagundes, o resultado vai consolidar o país como um dos grandes exportadores mundiais de produtos lácteos, ao lado da Nova Zelândia, Austrália e de países da União Européia.

Para a analista, o crescimento da demanda externa e interna está estimulando o criador de gado leiteiro a aumentar o seu plantel. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção nacional de leite sob inspeção federal deverá crescer entre 9% e 10% em 2008, alcançando cerca de 19,6 bilhões de litros.

As exportações brasileiras do início do ano até este mês foram de 226,8 milhões de litros. Já as importações somaram 97,8 milhões de litros. O saldo do setor é de cerca de 128,8 milhões de litros. Os principais clientes do leite Brasil estão na África e na América Latina.