Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Exportação de manga, limão e banana são destaques da região norte de Minas Gerais

Para alcançar sucesso é importante estar atento às fases da exportação, diz Adilson FariasManga Madura Pronta para Consumo é o projeto de 30 produtores do norte de Minas reunidos para conquistar o mercado internacional, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

? Como a nossa região possui apenas três mil hectares para cultivar esse produto, decidimos apostar no diferencial ? disse o presidente da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), Dirceu Colares, na 32ª edição do Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), em Montes Claros/MG.

Segundo o analista de Comércio Exterior do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Adilson Farias, para alcançar sucesso como esse é importante estar atento às fases da exportação: organização contratual, mercadológica, comercial, administrativa, aduaneira e financeira.

Limão

Cerca de 40% do limão produzido no norte da região é exportado. A área plantada passou de 240 hectares, em 2004, para 1.326, em 2009. Com o objetivo de expandir mercados, produtores participaram de missões em São Paulo e visitaram casas de embalagem, lavouras, buscaram compradores e conheceram mercados.

Banana

? Há 20 anos, o consumo de banana em São Paulo era 80% de nanica e 20% exótica. Hoje, 40% das frutas compradas no Estado são prata, 40% nanica e 20% exótica. Um avanço ? comemorou Colares.

? No norte de Minas são aplicadas apenas três pulverizações anuais de fungicidas na lavoura, contra 53 em países como Equador e Costa Rica. Isso demonstra a qualidade do produto brasileiro e a preocupação com o meio ambiente ? enfatizou o presidente da associação dos fruticultores.

Sair da versão mobile