Mais de 1,6 mil toneladas do produto foram embarcadas para o Exterior no primeiro mês do ano, o que rendeu US$ 3,8 milhões de receita. As quantidades e os valores são menores que os registrados em dezembro de 2008, mas se comparados a janeiro do ano passado os resultados são positivos.
A receita teve aumento de mais 87% e o volume cresceu 36,3%. Uma das explicações é a alta no valor médio pago pelo mel exportado, que era de U$ 2,39 e subiu 0,4%. Os maiores valores foram registrados em Minas Gerais, que vendeu o mel a US$ 3 o quilo, além de São Paulo e Paraná a US$ 2,57.
O preço mais baixo, US$ 2,35, foi registrado em Santa Catarina. São Paulo manteve a liderança como principal Estado exportador do produto, com mais de 30% do mercado.
Os dados do Sebrae também demonstram concentração no setor. Apenas seis empresas detêm 68% das exportações brasileiras de mel. O principal destino do produto é o mercado norte-americano, que absorveu 46% das vendas. Outros 40% foram para a Europa, que tem pago preços acima da média. É o caso da Alemanha, que recebeu 19% das exportações do Brasil a US$ 2,65.