Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Exportação de milho de MS supera números do ano passado em 153%

Entre janeiro e agosto, Estado despachou para outros países 753,8 mil toneladasMato Grosso do Sul já despachou para outros países 753,8 mil toneladas de milho entre janeiro e agosto deste ano. Esse volume é 153% superior ao do mesmo período de 2012, quando as exportações somaram 293,7 mil toneladas.

Com a colheita recorde do milho safrinha que acumulou 7,8 milhões de toneladas no ciclo 2012/13, a expectativa é de que o Estado mantenha o nível de exportação de 2012, quando enviou pelos portos o volume de 1,5 milhão de toneladas. Além da oferta em grande escala, a valorização do dólar e, consequentemente, a depreciação do real, deixam os preços atrativos para o mercado externo, aumentando a possibilidade de comércio com o Japão e a Coréia do Sul, principais importadores do milho sul-mato-grossense neste ano.

Segundo a economista da Famasul Adriana Mascarenhas, o grande volume de exportação de milho de Mato Grosso do Sul é um fator atípico que ganhou proporção com a quebra da safra dos Estados Unidos no ano passado. O insucesso dos norte-americanos em 2012 fez com que o Estado aumentasse suas exportações de milho em 226% e encaminhasse 1,5 milhão de toneladas para o exterior, na comparação com as 437 mil toneladas exportadas em 2011.

– Mato Grosso do Sul tem potencial para se tornar ainda mais competitivo no mercado externo do milho e para aproveitar a desvalorização da moeda local. Mas, neste momento, os agricultores estão dependentes dos resultados da safra norte-americana e da ineficiência da logística brasileira – afirma Adriana.

Sair da versão mobile