? No que diz respeito às exportações, esse ano de 2011 foi excepcional, chegamos a R$ 23,5 bilhões e vamos, no próximo ano, repetir um número quase tão bom, ao redor de R$ 22,5 bilhões, porque os preços estão um pouco mais baixos ? disse o secretário-geral da Abiove.
Segundo Trigueirinho o volume produzido nesta safra atinge 34 milhões de toneladas de soja em grão, 15 milhões de farelo e 1,6 milhão de óleo.
? O volume de soja em grão é um volume recorde, mas não atinge o nível que está sendo divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês). Esse número está exagerado então os EUA ainda vão ser o maior exportador ? afirma.
De acordo com o secretário-geral da Abiove, 2012 ainda não vai ser o “ano da virada” porque as dificuldades tributárias continuam e é muito mais difícil exportar farelo, óleo e carnes do que a soja em grão.
? Seria muito mais oportuno se o país desenvolvesse melhor a questão da tributação para que a gente pudesse transformar todo esse farelo, em frango e suíno e com isso a gente gerasse mais emprego e renda no país ? aponta.
Assista à entrevista com Fábio Trigueirinho no Bom Dia Campo: