De acordo com o Ministério da Agricultura, o milho teve um aumento de exportação de 114%. O café subiu 72,8%. Já o óleo de soja, 186%. As carnes (bovina, suína e frango) também integram o grupo, com US$ 1,146 bilhão negociado.
? O Brasil colhe duas safras recordes seguidas, o que é muito bom. E isso vai trazer um benefício muito grande para nação brasileira: vai capitalizar os nossos produtores e a expectativa que a gente tem é que, se no ano que vem houver chuvas adequadas, vamos colher outra safra recorde ? afirmou Marcelo Junqueira, da Promoção Internacional do Agronegócio do Ministério da Agricultura.
Segundo especialistas, o aumento da demanda internacional contribui diretamente para a elevação das exportações brasileiras. É o caso da Ásia, que apresenta um crescimento constante da população, o que resulta em mais consumo.
? A impossibilidade de outros países, players de comércio internacional, de atender a essa demanda, o Brasil ocuparia esse espaço como uma janela de oportunidade ? disse Junia da Conceição, economista agrícola do Ipea.