Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Exportações de alimentos crescerão nos próximos anos

Soja, açúcar, carnes de frango e bovina terão incremento nas vendas externas e no mercado interno. Algodão em pluma deve registrar maior taxa de crescimentoA agricultura empresarial terá cada vez mais destaque nas exportações brasileiras. Projeções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em estudo elaborado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apontam a tendência de crescimento do volume exportado dos principais produtos agropecuários nacionais.

O estudo revela que soja (grão), açúcar, café e milho terão acentuado aumento do volume exportado até 2021. Entre as carnes, a de frango e a bovina serão os destaques.

? Há uma tendência de maior consumo e procura por esses produtos no mercado global, até por conta da incorporação de grandes faixas da população em países asiáticos ? aponta José Garcia Gasques, coordenador do estudo “Brasil ? Projeções do Agronegócio 2010/2011 a 2020/2021”.

Ele indica o algodão em pluma como um dos grandes destaques do conjunto de produtos analisados. O produto deve ter crescimento de 68% nas exportações brasileiras até o início da próxima década. As vendas devem superar 800 mil toneladas, em comparação com 500 mil toneladas registradas em 2010.

? Mesmo com a maior variação nas exportações e na produção, a área cultivada de algodão em pluma recuará de 910 mil hectares para 890 mil hectares ? aponta Gasques.

O relatório estima que a exportação de soja grão suba para 40,7 milhões de toneladas em 10 anos, com ampliação de 2% ao ano da área de cultivo. Esse grão também terá forte participação no comércio mundial, com 33% do produto vendido no mercado externo. Segundo Gasques, apesar disso, o consumo interno da soja grão vai pular de 38 milhões de toneladas, registradas no ano passado, para 46 milhões de toneladas em uma década.

Depois da soja grão, o açúcar se sobressai na quantidade exportada, com volume de 41 milhões de toneladas a serem embarcadas para fora do país. Em 2010, as vendas ao mercado externo chegaram a 28 milhões de toneladas, enquanto 12 milhões de toneladas de açúcar foram consumidas no mercado interno. A projeção estimada é que, em dez anos, o volume de açúcar a ser consumido pelo brasileiro deve chegar a 14 milhões de toneladas.

Segundo a Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, responsável pelo estudo, a carne de frango deve ser um dos destaques nas exportações brasileiras na próxima década. Os embarques do produto devem crescer 33,7% em 2021. Os brasileiros também passarão a consumir mais carne de frango. Pelo menos 11 milhões de toneladas do produto serão destinadas ao mercado interno. Atualmente, 8 milhões de toneladas de carne de frango são destinadas ao mercado interno.

Mesmo com estimativa de embarque de 2,3 milhões de toneladas de carne bovina para o mercado externo ? crescimento de 29,42 das exportações em 2010 ?, o produto terá forte aumento de oferta no mercado interno. Aos 7 milhões de toneladas de carne destinadas ao público brasileiro em 2010, serão acrescidos mais 2 milhões de toneladas em 2021.

? Isso significa que a oferta crescerá proporcionalmente ? estima José Garcia Gasques.

Sair da versão mobile