Exportações de arroz já superam em 114,8% as expectativas iniciais da Conab

De março a dezembro do ano passado, o país exportou 1,29 milhão de toneladas de arroz, volume equivalente ao dobro da previsão inicial de 600 mil toneladasMesmo faltando dois meses para o encerramento do ano comercial do arroz - que vai de março a fevereiro -, o acumulado das exportações brasileiras do grão já somam 1,29 milhão de toneladas, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O volume ultrapassa em 114,8% as expectativas iniciais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que previa a exportação de 600 mil toneladas de arroz para a safra passada.

Diante do bom desempenho das vendas do setor para o Exterior, a nova previsão é de que os embarques cheguem a 1,3 milhão de toneladas até o fim da temporada.

Em dezembro, porém, os números das exportações brasileiras de arroz base casca não foram tão expressivos. Ainda segundo dados do MDIC, o país negociou 39,77 mil toneladas no último mês do ano passado, volume 61,7% menor que o embarcado em novembro e 71,9% inferior ao resultado de dezembro do ano anterior.