Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Exportações brasileiras de arroz em 2012 registram alta em relação ao ano passado

Em março foram vendidas 186 mil toneladas do produto, 57% a mais que o registrado no mesmo período de 2011As exportações brasileiras de arroz registraram alta no início de 2012 na comparação com o ano passado. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em março foram vendidas para o exterior 186 mil toneladas do produto, cerca de 57% a mais do que o registrado no mesmo período de 2011. De acordo com o levantamento, 60 países compram o arroz nacional.

No primeiro quadrimestre deste ano, o valor médio da tonelada de arroz no mercado internacional está cerca de 5% mais alto do que o registrado no mesmo período de 2011. Além do preço, a qualidade do arroz brasileiro tem garantindo o ritmo das vendas.

De janeiro até abril o Brasil exportou quase 473 mil toneladas de arroz, o dobro do ano passado. Para Luiz Antônio Queiroz, diretor da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, o bom desempenho pode ajudar a mexer com os preços no campo. Hoje, a saca de 50 kg de arroz tipo 1 é vendida por R$ 27,50 em Uruguaiana, contra R$ 21,00 do mesmo período de 2011.

— Conseguimos duas coisas: um produto de qualidade e, neste momento, um câmbio que se torna cada vez mais favorável, permitindo a continuidade das exportações. Por outro lado, temos uma quebra de safra que deverá refletir também nos preços do mercado interno. Resta administrar essas questões, porque é importante ao produtor não só a sua obrigação básica, de manter o mercado interno, como também preservar a fatia que se adquiriu lá fora. O grande desafio agora é manter o mercado porque é interessante pra toda cadeia — afirma Queiroz.

Sair da versão mobile