Das 47 mil toneladas do produto que deveriam ter sido exportadas em novembro apenas 27 saíram do país, uma queda de 48% em relação ao mesmo período de 2007. As chuvas e deslizamentos de terra no Estado fecharam o porto de Itajaí, de onde sai 55% da produção nacional.
Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne Suína (Abipecs), a crise financeira mundial também contribuiu para os resultados negativos.
? Ficamos mais de 10 dias paralisados, sem redirecionar para outros portos. Além disso, com a crise financeira global, a falta de crédito e a volatilidade do câmbio têm dificultado muito os negócios ? explica Pedro de Camargo Neto.
O valor somado com as exportações também caiu em novembro. A redução foi de 37% ? de US$ 124 milhões para US$ 78 milhões. Já no acumulado do ano, a valorização do dólar fez com que a receita com as vendas externas aumentassem 30%. Apesar disso, o ano de 2009 é motivo de preocupação para o setor.
? Estamos muito apreensivos. Vamos ver como será dezembro e como fica a situação em Itajaí. Há uma preocupação com a recessão e a queda do consumo ? diz o presidente da Abipecs.
Os embarques de carne suína que ocorreriam por Itajaí estão sendo redirecionados para outros portos do país.