Exportações do complexo soja de Mato Grosso crescem 79% em setembro, aponta Imea

Segundo o Instituto, demanda pela soja está extremamente forte e deve continuar durante este ano agrícolaAs exportações mato-grossenses do complexo soja totalizaram 982,7 mil toneladas em setembro deste ano, volume 79% superior ao exportado em setembro de 2012, informou o boletim semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). A principal via de saída desses produtos foi o porto de Santos, que enviou ao exterior 43% de toda a soja em grão, farelo e óleo de soja exportados pelo Estado no período.

Comercialização

De acordo com o Imea, a demanda pela soja está extremamente forte, e deve continuar durante este ano agrícola, absorvendo a alta da produção, tanto dos Estados Unidos como do Brasil (safra 2012/2013).

Para o Instituto, os produtores mato-grossenses, que já semearam 86% da área, devem ficar atentos a possíveis elevações nos preços que, associadas à valorização do dólar na última semana, devem gerar boas oportunidades de comercialização, visto que faltam ser comercializados mais de 58% da soja no Estado. 

Oferta e Demanda

Foram esmagadas 594 mil toneladas de soja em Mato Grosso durante setembro, gerando acumulado de 5,7 milhões de toneladas no ano até este mês. O volume esmagado foi 4% inferior a agosto e 8% menor no comparativo com setembro do ano passado. No acumulado anual até setembro, o ano de 2013 esmagou 6% a menos que em 2012, refletindo os menores preços pagos no farelo e no óleo internamente.

Em relação a setembro de 2012, o preço do óleo em Mato Grosso foi 29% inferior em setembro de 2013. O preço do farelo foi 13% inferior no mesmo comparativo.

>> Confira o boletim do Imea na íntegra