Exportações de grãos levam a movimento recorde no porto de Paranaguá (PR)

Das 237 mil toneladas de grãos levadas por caminhões, 128 mil toneladas foram de milhoO porto de Paranaguá, no Paraná, registrou movimento recorde de caminhões nesta semana por causa do transporte de grãos, principalmente de milho, com uma média de três mil veículos por dia. A alta dos preços do milho e da soja na Bolsa de Chicago (CBOT) provocada pela estiagem nos Estados Unidos vem intensificando a demanda pelo produto brasileiro. Das 237 mil toneladas de grãos levadas por caminhões até o porto, 128 mil toneladas foram de milho. Mesmo com pouco volume de soja da safra 2011/2012

Da meia-noite de segunda, dia 20, até as 11h desta sexta, dia 24, passaram pelo pátio de triagem do porto 12.860 caminhões, entre embarques e desembarques, segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). O maior número de veículos foi registrado na segunda, com 3.325 caminhões.

A maioria dos veículos veio do próprio Paraná, sugerindo o escoamento da safrinha de milho, cuja colheita atinge cerca de 75%. Também chegaram em Paranaguá caminhões de Mato Grosso, segundo maior produtor de milho do País, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo a Appa, o pátio de triagem chegou a lotar na noite de quinta-feira para hoje, mas ficou menos de uma hora nesta situação.

Rodovia

Movimento recorde de caminhões também foi registrado pela Ecovia, concessionária que administra a BR 277, que liga Curitiba a Paranaguá. Segundo a empresa, a média de movimento nos dois sentidos nesta semana foi de 7,5 mil caminhões. Na terça, dia 21, o pico chegou a 8.627, recorde de agosto.

De 1º a 23 deste mês, passaram pela praça de pedágio 168.713 caminhões, sendo 85.343 no sentido Paranaguá. Ainda segundo a concessionária, durante todo este ano, o movimento de caminhões pela BR 277 totalizou 1,462 milhão de veículos. Apenas sentido Paranaguá, entre 1º de janeiro até ontem (23), passaram 733.653 caminhões pelo pedágio.