Exportações de milho em Mato Grosso têm maior receita parcial dos últimos quatro anos

Segundo Imea, crescimento é explicado pelo aumento da demanda sobre os alimentos em 2011A receita parcial gerada pelas exportações de milho em Mato Grosso em 2011 foi a maior dos últimos quatro anos, de acordo com dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Conforme o boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o principal motivo para o resultado é o aumento da demanda sobre os alimentos. Houve alta de 41% no preço médio pago pelo cereal, que passou a US$ 278,00 por tonelada em 2011, ante os US$ 197,00 por tonelada no ano

Isso, de acordo com a entidade, explica o crescimento na receita, embora no ano passado o volume físico registrado nos embarques tenha sido menor. Enquanto em 2010 o volume exportado foi de 6,77 milhões de toneladas, em 2011, até o final do mês de novembro, o total era de 5,61 milhões de toneladas, 17% menor.

Cultivo deve iniciar em breve

O plantio de milho no Estado deve iniciar em breve, uma vez que a colheita da soja dá seus primeiros passos. Caso não haja excesso de chuvas, a semeadura do cereal começará a partir do dia 10. As primeiras áreas, de acordo com o Imea, serão intercaladas com o plantio de algodão nos municípios onde a fibra é cultivada.

Confira o boletim na íntegra: