Exportações de milho seguem em ritmo intenso

Nas duas primeiras semanas de dezembro, houve envio de 3,11 milhões de toneladas, 90% do que foi embarcado em todo dezembro de 2014

Fonte: Divulgação/Revista Plantar

O ritmo intenso de embarques de milho nos últimos meses segue elevando os preços internos, o que pode, inclusive, favorecer o interesse de produtores pelo cultivo do cereal na segunda safra de 2016, de acordo com análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indicam que, nas duas primeiras semanas de dezembro, foram embarcadas 3,11 milhões de toneladas de milho, com ritmo diário de 345,55 mil toneladas.

O volume exportado em apenas nove dias úteis deste mês representa 90% do embarcado em todo o mês de dezembro do ano passado. Assim, caso esse ritmo permaneça, as exportações podem atingir novo recorde mensal, mesmo com as festividades de final de ano. Na parcial de 2015, já foram embarcadas 25,8 milhões de toneladas. 

O Indicador Esalq/BM&FBovespa, referente à região de Campinas (SP), segue no maior patamar desde dezembro de 2012, em termos nominais. Nos últimos sete dias, subiu 0,9%, fechando a R$ 35,76 por saca de 60 kg no dia 18. 

Se considerados os negócios também em Campinas, mas com prazos de pagamento descontados pela taxa NPR, a média à vista foi para R$ 35,38 por saca, também com aumento de 0,88% no mesmo período.