As exportações de soja em grão do Brasil devem atingir o maior volume da história para o mês de maio. Até a terceira semana deste mês, a quantidade exportada chegou a 12,6 milhões de toneladas, segundo dados preliminares do ministério da Economia. Até o fim do mês, o volume vai superar as 14,1 milhões embarcadas durante maio de 2020, e consolidar um novo recorde para maio, segundo o analista de mercado Vlamir Brandalizze.
“Nesse ritmo de 800 mil toneladas embarcadas por dia e considerando que ainda temos seis dias para contabilizar as vendas de maio, com certeza vamos superar as 14 milhões de toneladas registradas em 2020. Ainda é possível que as exportações atinjam um novo recorde mensal”, afirma Brandalizze. Segundo ele, em maio do ano passado, a média diária dos embarques totalizava 705 mil toneladas.
Caso a projeção do analista se confirme, o Brasil vai quebrar pela segunda vez consecutiva o recorde de vendas mensal de soja, estabelecido em abril, quando foram exportadas 17,3 milhões de toneladas.
Ainda segundo o analista, as recém compras de soja feita pelos Estados Unidos ainda não estão contabilizadas nas vendas para este mês. “Essa carga deve ser entregue apenas em junho ou julho. O que temos é a China comprando muita soja do Brasil, tanto para contratos novos quantos os mais antigos”, ressalta.