Exportadores de algodão devem atentar a oscilações positivas do mercado, diz Imea

Oportunidades de boas vendas podem aparecer mesmo com tendência internacional à queda de preços do produtoNo início da safra de algodão de Mato Grosso, 66% da produção estimada em 967 mil toneladas já havia sido comercializada. Com isso, as exportações devem continuar se elevando mensalmente até o final do ano, de acordo com análise do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Mas as tendências negativistas do mercado internacional impõem a necessidade de que o produtor fique atento e aproveite eventuais oscilações positivas do preço do produto.

Os contratos futuros tiveram uma grande alta, após o USDA – o Ministério da Agricultura dos Estados Unidos – relatar a queda de 6% na produção e de 7% nos estoques finais do algodão nos Estados Unidos. A oportunidade dos contratos futuros deve durar pouco, já que o relatório prevê também elevação nos estoques e na produção mundial – o que deve normalizar o mercado em pouco tempo.

O volume exportado da pluma em Mato Grosso foi de 39 mil toneladas em agosto, um aumento de 752% em relação a julho, de acordo com o Imea.

• PIB do agronegócio cresce 1,9% no primeiro semestre

• Acesse o relatório completo do Imea