É o primeiro número oficial de safra divulgado pela entidade, criada em junho de 2009, a qual reúne as quatro grandes processadoras de suco de laranja do país – Cutrale, Citrosuco/Fischer, Citrovita e Louis Dreyfus.
De acordo com Christian Lohbauer, presidente da CitrusBR, apesar de não haver uma estimativa oficial, no ano passado a indústria processou cerca de 260 milhões de caixas da fruta para uma safra estimada em aproximadamente 305 milhões de caixas.
Segundo a CitrusBR, a estimativa foi elaborada individualmente pelas associadas, e os resultados foram consolidados por uma empresa de auditoria independente.
A entidade avalia que a próxima safra virá em um momento em que os estoques mundiais de suco de laranja brasileiro encontram-se no nível mais baixo na história recente da indústria processadora brasileira.
Dados da CitrusBR apontam que os estoques globais de suco de laranja da indústria processadora caíram 47,25% nos últimos dois anos. Levantamento realizado pela indústria e consolidado por auditorias externas aponta que os estoques, em 31 de março, recuaram de 805.184 toneladas em 2009 para 574.604 toneladas em 2010 e para 424.702 mil toneladas em 2011.
Os volumes são de suco de laranja brasileiro localizado nas indústrias e nos terminais do país, além de navios e terminais no Exterior.
O levantamento, divulgado pela primeira vez pela indústria, mostra, segundo Christian Lohbauer, que parte do processamento da safra 2011/2012 pelas indústrias associadas será para repor estoques da bebida.