A 13ª edição da Exposoja começou na quinta-feira (5) com a presença de um grande público e de autoridades e líderes da região ligados ao agronegócio. O evento é a principal vitrine tecnológica do Matopiba.
O evento acontece no distrito de Nova Santa Rosa, em Uruçuí, no Piauí.
São mais de 80 expositores de máquinas e equipamentos agrícolas, insumos e agentes financeiros oferecendo linhas de crédito, além de uma gastronomia de dar água na boca, com o mais famoso churrasco da região.
“A Exposoja tem sido muito marcante. O Piauí é o estado que mais cresce em produção agrícola no Brasil. É claro que esse crescimento precisa ser sustentável, precisa de tecnologia, de inovação, precisa de infraestrutura e a Exposoja cumpre bem isso, ela demonstra essas necessidades e faz com que o setor público veja a região com outros olhos”, diz Wilson Marcolin, produtor rural de Nova Santa Rosa.
O Cerrado de uma maneira geral tem um solo muito pobre, mas que pode ser corrigido com o uso de tecnologia.
Foi assim que o Piauí se tornou o estado que mais cresce na produção de grãos.
Nos últimos dez anos, enquanto a área plantada cresceu 42% passando de um 1.146.000 hectares em 2011 para 1.629.000, a produção aumentou 120% neste mesmo período. Passando de 2.286.000 toneladas para 5.015.000 toneladas.
A explicação está no investimento em tecnologia e infraestrutura. A topografia plana e o clima são pontos favoráveis.
Este ano, a estimativa é de uma safra de grãos perto dos 6,5 milhões de toneladas, o que equivale a 25% de toda produção da região Nordeste.
Segundo os organizadores, a feira deve receber nestes três dias cerca de 12 mil visitantes e movimentar mais R$ 500 milhões.