Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), entre os animais da ExpoZebu, 922 são nelore, principal raça de corte criada no País. Em seguida, com 814 animais, vem a raça gir com aptidão leiteira e ainda a brahman, com 459. Além dos julgamentos divididos por raça e do concurso leiteiro, haverá também o tradicional concurso matriz modelo, no qual são avaliadas matrizes de excepcional qualidade genética.
Além da exposição, há a negociação de animais por meio de leilões e vendas diretas em locais próximos à feira. No ano passado, a ExpoZebu movimentou R$ 57 milhões com a venda de animais durante os 48 leilões realizados. A média geral por lote foi de R$ 42,8 mil.
O calendário de leilões será aberto na próxima quinta-feira, com o leilão virtual “Herdeiros do Gir Leiteiro”, marcado para as 20h30. Quem fechará o calendário será o leilão “Jóias da Raça”, no dia 9 de maio, às 13 horas, na Fazenda Nova Trindade. A lista completa dos leilões, bem como outras informações sobre a feira podem ser obtidas no site www.expozebu.com.br.