Fiscais da unidade regional de Araraquara (SP) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreenderam mais de 23 mil litros de fertilizantes e defensivos agrícolas clandestinos em uma operação realizada na última sexta-feira (28). A ação foi motivada por uma denúncia recebida através do canal ‘Fala BR’.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A fiscalização foi enviada a dois endereços e, num deles, encontrou uma empresa que não tinha registro no Mapa para produção de fertilizantes e defensivos, tampouco possuía a licença ambiental exigida.
Foram encontrados equipamentos para a produção dos insumos agrícolas, matérias-primas, embalagens e rótulos. No total, foram apreendidos 17.590 litros de fertilizantes líquidos, 6.225 quilos de fertilizantes sólidos, 500 embalagens vazias e 1.140 litros de defensivo biológico. As atividades da empresa foram suspensas cautelarmente.
Os produtos apreendidos não poderão ser movimentados sem autorização do Mapa, até que ocorra o julgamento dos processos administrativos fiscais. A empresa foi intimada a apresentar as notas fiscais de entrada e saída das mercadorias e comprovar a regularização perante os órgãos competentes.
O ministério adverte que empresas clandestinas de fertilizantes e defensivos representam um grande risco para a agropecuária, devido à ausência de controle de qualidade e eficácia.
Esses insumos podem causar desequilíbrio fisiológico nas plantas e apresentar contaminantes biológicos ou metais pesados, no caso de fertilizantes, e problemas toxicológicos para a saúde humana, animais e meio ambiente, no caso de defensivos.