Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fábrica transforma resíduo de polpa de maracujá em óleo

Projeto da Embrapa proporciona renda e proteção à natureza no Rio de JaneiroRevitalizar a cadeia produtiva do maracujá no norte do Rio de Janeiro e aproveitar as oportunidades de negócios são objetivos da fábrica Extrair Óleos Naturais, inaugurada no dia 14 de agosto, em Bom Jesus do Itabapoana. A meta é produzir 600 litros do óleo por dia destinados à indústria cosmética. O produto tem propriedade hidratante, aroma característico e pode ser ingrediente para cremes, xampus e sabonetes.

Inédito na região, o projeto é resultado de parceria entre produtores, técnicos, empresários e pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e instituições estaduais integradas. De acordo com o pesquisador da Embrapa Sérgio Cenci, a ideia surgiu da necessidade de dar destino aos resíduos das indústrias de suco e polpa de fruta.

? O processamento de uma tonelada de maracujá gera 700 kg de cascas e sementes. Se não forem aproveitadas, tornam-se passivos ambientais ? explica.

O processamento das sementes resulta em dois produtos: óleo para a indústria de cosméticos e torta (bagaço resultante da prensagem da semente), usada na composição de rações para gado leiteiro. Os pesquisadores também trabalham para dar destino à casca do maracujá, que é rica em pectina e fibras. Alguns estudos já chegaram a uma farinha que pode ser incluída na dieta humana.

De acordo com o projeto, as sementes utilizadas na fabricação de óleo são compradas das indústrias de sucos e polpas do Rio de Janeiro e Espírito Santo, em parceria com produtores, pesquisadores e empresários.

Sair da versão mobile