Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fabricantes de calçados do RS ampliam operações

Em clima de Francal, indústrias confirmam novas unidadesNo ritmo dos bons negócios previstos para a 42ª edição da Francal, que termina nesta quinta, em São Paulo, grandes marcas gaúchas confirmaram a ampliação de suas operações. A West Coast, a Ramarim e a Bottero anunciaram novas unidades e mais empregos. As operações da West Coast no Estado devem começar no dia 1º de agosto, totalizando mais cinco linhas de produção que vão garantir, pelo menos, 300 empregos na região.

Os municípios gaúchos de Sobradinho e Arroio do Tigre, no Vale do Rio Pardo, serão beneficiados pela expansão da West Coast, de Ivoti, no Vale do Sinos. A empresa adquiriu de outra companhia duas unidades que estavam para fechar.

? Esse investimento passa por um projeto de desenvolvimento da empresa beneficiado pelo cenário positivo do mercado interno ? diz Rafael Schefer, diretor de mercado da West Coast.

No mesmo embalo, segue a Ramarim. Com matriz em Nova Hartz, no Vale do Sinos, a marca comemora a segunda unidade no município baiano de Jequié, que tem início de produção também previsto para agosto. Devido à nova planta, a empresa chega a 5 mil funcionários, 1,5 mil deles gerados como consequência de uma aposta em conforto. A Ramarim lançou no ano passado a marca Comfortflex e precisou adequar a produção.

? Estamos ampliando a produção por uma demanda de mercado. Já fizemos as possíveis adequações na unidade do Sul, com cerca de 500 novos empregos, e agora estamos completando no Nordeste, com mais mil novos postos ? contabiliza Jackson Wirth, diretor administrativo.

Com 92% da sua produção voltada ao mercado interno, a Bottero, de Parobé, na região metropolitana de Porto Alegre, também comemora a sua ampliação. Tem uma nova unidade no município gaúcho de Travesseiro, no Vale do Taquari, funcionando há cerca de um mês, com a geração de 200 postos de trabalho na cidade.

Falta de mão de obra no Vale do Sinos impede projetos

Não fosse a falta de mão de obra no Vale do Sinos, a West Coast ampliaria sua produção em Ivoti. O mesmo acontece com a vizinha Pegada, de Dois Irmãos, que poderia aumentar os empregos, estimulada pela alta de 47,5% nas vendas do primeiro semestre, mas teve de optar por horas extras e um turno de trabalho à noite, conforme Astor Ranft, diretor comercial.

À frente da Via Uno, de Novo Hamburgo, o gerente de expansão da marca, Adriano Kraemer, explica que o setor é sazonal, o que pode explicar a migração de trabalhadores para outras áreas.

 

Sair da versão mobile