Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fabricantes de insumos tentam prorrogar isenção de ICMS

Custo do produto pode aumentar se empresas tiverem que voltar a recolher o impostoO fim da isenção do ICMS para a cadeia de insumos pode provocar um novo aumento no preço dos adubos e fertilizantes. Os fabricantes tentam uma nova prorrogação do convênio de isenção, em vigor desde 97.

Desde o ano passado até agora, o preço dos adubos e fertilizantes praticamente dobrou. O aumento de quase 100% pesa mais no bolso de quem planta em regiões de baixa produtividade, onde o gasto com fertilizantes consome até 40% do dinheiro investido na lavoura. E o custo pode aumentar se as empresas que fabricam o produto forem obrigadas a recolher o ICMS outra vez.

A prorrogação da isenção de ICMS para a cadeia de insumos deve ser decidida na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária, no dia 4 de julho. Até lá os fabricantes vão seguir pedindo o apoio do Ministério e da Comissão de Agricultura para impedir uma nova alta nos preços.

O impacto da tributação já foi calculado. De acordo com o presidente da Câmara de Insumos, Cristiano Simon, vai haver um aumento substancial no preço de todos os insumos.

? Será da ordem de 8,5% a 10%. O impacto será desastroso. Por isso vamos pedir ajuda do Ministério da Agricultura ? afirmou.

Mas o setor já não espera a prorrogação desejada, com validade até 31 de dezembro. Segundo empresários, é mais provável que sejam aprovadas prorrogações mais curtas, de dois em dois meses. Assim, a negociação não interferiria na aprovação da Reforma Tributária, aguardada para o segundo semestre.

Sair da versão mobile