Agronegócio

Faculdade CNA abre vagas para graduação superior em Gestão Ambiental

Os interessados em participar do processo seletivo têm até o final de fevereiro para se candidatar e tentar uma vaga no primeiro semestre deste ano

estudando para a faculdade
O curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD. Foto: Pixabay

A Faculdade da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) está com inscrições abertas para o curso de graduação a distância em Gestão Ambiental. Os interessados em participar do processo seletivo têm até o final de fevereiro para se candidatar e tentar uma vaga no primeiro semestre deste ano.

O curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD é uma das graduações oferecidas pela instituição de ensino superior, ligada à confederação. A entidade representa os produtores rurais brasileiros.

Thiago Masson, professor da disciplina de Cenários Internacionais do Agronegócio, afirma que o componente ambiental é fundamental para os sistemas agropecuários.

“Quando observamos as tendências de consumo no exterior, especialmente no mercado europeu, verificamos que existe uma preocupação maior com as características ambientais”, destaca.

Ele explica que o Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/12) é a legislação mais restritiva do mundo e habilita a agropecuária brasileira à abertura de novos mercados. “Esse é um exemplo de que o produtor rural brasileiro produz com grande respeito ao meio ambiente e, principalmente, prezando pelas próximas gerações. Precisamos levar esse fato para o rótulo das embalagens e para o posicionamento dos produtos”, reforça.

Masson destaca que o profissional formado na área de Gestão Ambiental pela Faculdade CNA estará habilitado a atuar na propriedade rural e também nos demais elos que compõem as cadeias produtivas do agronegócio.

“Os produtos agropecuários brasileiros ganham espaço nas gôndolas de supermercados de outros países e eficiência da gestão ambiental tem resultado em ferramenta de promoção para conquistarmos novos clientes lá fora. O mercado para profissionais da área tende a acompanhar a expansão dos nichos de produtos sustentáveis”, exemplifica.

Graduação 

A graduação a distância em Gestão Ambiental tem carga horária de 1700 horas distribuídas em dois anos. No momento da inscrição, independente da forma de ingresso, o candidato deve optar por um dos 11 polos de ensino: Luís Eduardo Magalhães e Gandu (BA), Fortaleza (CE), Rio Bananal (ES), Cuiabá (MT), Santa Izabel do Pará (PA), Campina Grande e João Pessoa (PB), São Joaquim (SC), Palmas (TO), além de Brasília (DF).

Uma vez por semestre, o aluno deverá ir ao polo de ensino para realizar as provas. A instituição oferece, ainda, curso superior em Gestão do Agronegócio, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais, que também estão com inscrições abertas.

Formas de ingresso

São três formas de participar do processo seletivo. Quem já possui um curso superior poderá enviar os documentos para análise. Para os demais, é possível ingressar por meio do boletim de desempenho do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) , com nota igual ou superior a 250 pontos em um dos exames a partir de 2017 ou ainda por vestibular agendado, em que o candidato faz uma prova de redação.