O Sistema Faesp/Senar-SP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo) lançou nesta semana, em Registro, o projeto “Semear é Cuidar”.
A iniciativa da Comissão Semeadoras do Agro, do Programa Promovendo Saúde no Campo (PPSC) e da ONG Orienta Vida conta com apoio da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher e dos sindicatos rurais da região do Vale da Ribeira.
O objetivo é levar informações e ações de saúde para as mulheres do campo que residem em propriedades rurais. O encontrou contou com palestras e exames de saúde, como mamografia e ultrassom, que passarão a ser disponibilizados às mulheres das regiões de Registro, Miracatu, Iguape e Juquiá.
O lançamento aconteceu no Templo Hompa e teve a participação de produtoras rurais, prefeitos e secretários de saúde de todo o Vale do Ribeira.
“Realizaremos um projeto-piloto aqui em Registro com a disponibilização de exames para 200 mulheres. A realização dos exames será feita no decorrer dos próximos dias para mulheres que foram indicadas pelos sindicatos. A intenção do ‘piloto’ é analisar os pontos positivos e identificar o que deve ser melhorado para darmos andamento ao ‘Semear é Cuidar’. Um dos propósitos do Senar é levar conhecimento e orientação sobre todos os temas que influenciam a atividade no campo, e a saúde, sem dúvida, é uma delas. É importante ressaltar o engajamento massivo dos sindicatos rurais e dos órgãos governamentais. Juntos, vamos seguir buscando ampliar o acesso à saúde”, destaca Tirso Meirelles, vice-presidente da Faesp.