A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) fez um apelo urgente ao governador Tarcísio de Freitas.
A entidade solicita medidas adicionais para apoiar os produtores rurais gravemente afetados pelos recentes incêndios no estado. Os prejuízos já superam R$ 1 bilhão, impactando mais de 8 mil propriedades rurais em 317 municípios.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Apesar das ações já adotadas pelo governo, como a criação de um gabinete de crise e a destinação de recursos financeiros, a Faesp argumenta que a situação exige medidas mais abrangentes, tais como:
- Ampliação do estado de emergência para além dos 45 municípios inicialmente contemplados;
- Suspensão de multas e sanções aos produtores cujas áreas foram atingidas;
- Criação de um espaço de diálogo entre governo e setor agropecuário para discutir soluções e medidas preventivas.
Resposta rápida aos incêndios
O presidente da Faesp, Tirso Meirelles, enfatiza a necessidade de uma resposta rápida e eficaz do governo para a crise dos incêndios que atingiram as propriedades.
“O governador sempre demonstrou sensibilidade ao setor agropecuário. Agora, precisamos reconstruir e minimizar os impactos econômicos, garantindo que as famílias possam continuar trabalhando e contribuindo para a segurança alimentar”, afirmou.