Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Falhas no Censo Agropecuário serão discutidas em audiência no Senado

Consultorias privadas também se reuniram para estudar as informações e pretendem divulgar um documento sobre o assuntoA Comissão de Agricultura do Senado deve convocar para a próxima semana audiência pública com pesquisadores e o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para apontar os responsáveis pelo erro e saber quem vai pagar os prejuízos causados pela falha no censo agropecuário.

O próprio IBGE já reconheceu que há erros nos dados sobre concentração de terra no Censo Agropecuário. A CNA chamou a FGV para analisar os dados e checar os níveis das falhas. Consultorias privadas também se reuniram para estudar as informações e pretendem divulgar um documento sobre o assunto. Porém, isso ainda não tem data prevista.

A Consultoria Céleres ficou responsável por estudar as informações sobre o algodão. Cristiano Ramos, o diretor responsável por esta avaliação antecipa que as diferenças entre o Censo e outras pesquisas são grandes.

Ramos alerta que, nas atuais condições, se o Censo servir como referência para investimentos, ele traz riscos para a tomada de decisões dos produtores.

Nesta segunda, dia 16, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil divulgou uma alerta apontando mais diferenças entre o Censo Agropecuário e outras pesquisas do próprio IBGE. Segundo a CNA, o Censo registra em 2006 uma produção de leite 21% menor que a da Pesquisa Pecuária Municipal do mesmo ano. A mesma diferença foi encontrada na produção de soja. Os números devem ser discutidos semana que vem na Comissão de Agricultura do Senado para apontar os responsáveis pelas falhas.

A presidente da Confederação, senadora Kátia Abreu, acredita que pode até ser exigida uma nova contagem do censo.

? Esses dados equivocados trazem um prejuízo enorme não só aos produtores rurais, traz prejuízos enormes à economia nacional porque houve uma redução da produção no país. Esses números estão rodando por todo o mundo, o censo agropecuário é motivo de curiosidade por todos os países, por todos aqueles que produzem alimentos ? avalia Kátia.

Para o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, a produtividade da agricultura familiar mostrada pelo censo incomoda os grandes produtores. Em entrevista por telefone ao Canal Rural, Cassel, que está em Roma, classificou de exagero a afirmação da CNA de que o erro no censo causa um prejuízo enorme e defendeu a pesquisa do IBGE.

? Isso acontece normalmente quando se publica um censo com a dimensão do Censo do IBGE. O Censo do IBGE é muito importante para o Brasil, é um organismo que tem a maior credibilidade, a maior qualidade técnica. O Censo, do ponto de vista técnico-científico, é muito apropriado e os resultados são excelentes. Não vejo porque agora tentar desqualificar o trabalho do IBGE. Isso não é justificável ? concluiu o ministro.

Sair da versão mobile