Enquanto no sul do Estado 90% do plantio de milho já foram concluídos, no norte a espera pela chuva atrasa a semeadura. O produtor Carlos Eduardo Zampar está com tudo pronto para cultivar os 19 hectares da propriedade. Depois de 10 anos decidiu voltar para a cultura, atraído pela rentabilidade.
? O plantio está atrasado, estamos apenas esperando pela chuva para começar ? relata.
A pesquisadora do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Heverly Morais, explica que a baixa umidade no solo atinge do oeste ao norte do Paraná. A recomendação é aguardar pela chuva que deve começar somente em outubro.
? Vem uma chuva por ai, no fim de semana, mas o solo precisa de 80 milímetros de chuva para recuperar a capacidade hídrica ? explica a agrometeorologista.
A área de milho no Paraná deve aumentar em 15% para essa safra, chegando a 882 mil hectares. Segundo o técnico da Cooperativa Integrada, Irineu Batista este aumento de área poderia ser ainda maior.
? Na nossa área de cobertura da cooperativa são 40% a mais. Poderia ser maior para melhorar a sanidade de outras culturas que ocupam a mesma terra ? ressalta.