Falta de chuva preocupa produtores de soja em Mato Grosso

Segundo Imea, mais de 98% da área do Estado já foi semeadaA falta de chuvas há cerca de 15 dias em Campo Verde, Mato Grosso, preocupa os produtores rurais. Eles temem que a escassez de água provoque consequências negativas no desenvolvimento das plantações de soja. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), mais de 98% da área de 6,780 milhões de hectares do Estado já foram semeados, em pouco mais de 60 dias. O produtor Rodrigo Dezordi afirma ter evitado perda de tempo e encerrou o cultivo de seus 650 hectares há mais de um mês

O pensamento é coletivo e motivou o ritmo acelerado no plantio de soja em Mato Grosso. Os produtores cultivaram, em média, mais de 100 mil hectares por dia. O também produtor Herlan Rogério Meinke relata que sua maior preocupação é com as áreas mais arenosas, onde naturalmente o potencial produtivo é inferior.

Ele diz que, dos 680 hectares que cultivou em duas fazendas, pelo menos 300 hectares foram prejudicados pela estiagem. Já o produtor Irineu Stein conta que 30% dos 900 hectares que cultivou foram colocados em risco pela falta de chuva.