Falta de chuvas limita avanço da colheita de mandioca

Processamento de raízes na indústria na semana passada ficou abaixo do registrado na anteriorA falta de chuvas continuou limitando o avanço da colheita de mandioca nas regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) na semana passada. Com a oferta ainda mais restrita, o processamento de raízes na indústria ficou abaixo do registrado na semana anterior.

Ainda que no agregado a oferta tenha sido menor, algumas empresas isoladamente tiveram maiores quantidades de mandioca na semana passada pelo fato de terem aumentado a remuneração aos produtores. Assim, agricultores que receberam essa oferta a preços maiores passaram a colher mais intensamente em áreas arenosas, que apresenta custos mais elevados nesta operação.

A demanda por matéria-prima, por sua vez, tem sido maior, havendo disputa entre as empresas, que aumentaram as distâncias das origens da matéria-prima para se abastecer, ainda que se elevem os custos com transporte.

As regiões produtoras de mandioca de referência do Cepea são: litoral sul-catarinense: região de Capivari de Baixo; Alto Vale do Itajaí: região de Rio do Sul; extremo oeste paranaense: região de Marechal Cândido Rondon e região de Realeza; centro-oeste paranaense: região de Araruna; noroeste paranaense: região de Paranavaí; extremo sul de MS: região de Naviraí; sudeste sul-mato-grossense: região de Ivinhema; e Assis: região de Assis (SP).

>>Acesse o site de Cotação do RuralBR