Falta de chuvas prejudica qualidade da uva no Rio Grande do Sul

Produção da melancia, entretanto, foi favorecidaA uva cultivada na região da serra do Rio Grande do Sul encontra-se fortemente debilitada, com as folhagens amarelecidas e estagnadas no crescimento dos ponteiros, de acordo com o Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar. Devido às condições de deficiência hídrica, as bagas estão pequenas, murchas e de coloração rosada.

Os viticultores estão recorrendo a todos os meios possíveis para salvar a produção e as plantas, até mesmo transportando água com tonéis. A produção e a manutenção da palhada contribuem decisivamente para não agravar ainda mais a situação.

Tempo seco favorece produtividade da melancia

Ainda segundo a Emater/RS-Ascar, a expectativa para a safra de melancia no Rio Grande do Sul neste ano é de que a produtividade mantenha-se dentro do esperado, com patamares acima de 25 toneladas por hectare. Na cidade gaúcha de Arroio dos Ratos, 34 produtores deverão colher, neste ano, mais de 13,6 mil toneladas da frutas.

A produtividade da safra no Estado foi mantida em razão de condições climáticas (calor e baixa umidade) que favoreceram o desenvolvimento das plantas. No entanto, o ciclo está sendo acelerado e as lavouras que não receberam irrigação têm apresentado desenvolvimento foliar menor.