Para medir os prejuízos ao agronegócio, a pesquisa avaliou o custo do transporte de uma tonelada de soja entre a cidade de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, e o Porto de Paranaguá, no Paraná. O valor ficou em R$ 312,91. O custo adicional devido à má conservação das estradas é de 16,7%. Se os investimentos em rodovias fossem maiores, seria possível economizar R$ 38,50 por tonelada transportada e o valor do frete cairia 13%.
Do total de rodovias avaliadas, 57,4% apresentaram algum tipo de deficiência, sendo classificadas como regulares, ruins ou péssimas. Cerca de 42,6% da extensão pesquisada é considerada ótima ou boa e 88% são vias de pista simples e mão dupla. O estudo da CNT é feito todos os anos. Os trechos foram avaliados entre os dias 27 de junho e 4 de agosto.
A conclusão de 2011 é que aumentaram os investimentos, mas eles ainda são insuficientes. De um modo geral, as estradas brasileiras estão piores, causando mais mortes.
? O governo está arriscando, comprometendo o futuro do desenvolvimento do país ao não investir de forma correta nos sistemas de transportes, nas rodovias principalmente. Se essa atenção não for dada, o país vai perder as suas possibilidades de crescimento econômico e, enquanto isso, nós vamos pagar mais e vamos conviver com um índice de acidentes cada vez mais alto ? aponta o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.