Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Famato obtém liminar que impede confisco de maquinário por dívidas em Mato Grosso

Produtores têm garantia para realizar colheita pelo menos até setembroO prazo da liminar 606/08 protocolada no mês de novembro de 2008 pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), que assegura ao produtor rural mato-grossense manter o maquinário no campo, foi prorrogado até o dia 15 de setembro, por requerimento feito pela Federação. A decisão foi deferida na última sexta, dia 26, pelo juiz de Direito da Vara Especializada de Ação Pública e Ação Popular do Fórum Cível de Cuiabá, José Zuquim Nogueira.    Para o presidente da Famato, Rui Prado,

? Até o momento esta liminar foi fundamental para a produção da soja que encerrou seu ciclo, no entanto a safra 2008/09 ainda não está completamente concluída, pois temos a colheita do milho e principalmente a do algodão, que termina em setembro.
   
De acordo com a decisão, sem os maquinários os produtores também não poderão efetuar a roçada dos restos culturais, que garante a aplicação de herbicidas e a eliminação das pragas, sem contar a necessidade de observação dos diferentes aspectos que envolvem a responsabilidade ambiental do agricultor no final das colheitas.

Em janeiro, quando o Judiciário deu parecer favorável aos produtores, a Famato encaminhou aos órgãos de proteção ao crédito (Serasa, Cadim e SPC) uma lista contendo mais de 12 mil nomes de produtores rurais de Mato Grosso pedindo a exclusão dos nomes contidos na lista de inadimplentes e a suspensão do arresto de máquinas agrícolas dos produtores rurais que não conseguiram liquidar parcelas vencidas.
   
Na ocasião, foram recuperados: colheitadeira, pulverizadores, tratores e outros, que foram arrestados pelos bancos das fábricas (De Lage Landen Brasil, John Deere e CNH Capital) no final do segundo semestre do ano passado. O resgate do maquinário aconteceu de forma individual.
   
A decisão favorece a todos os produtores rurais filiados à Federação e aos sindicatos rurais dos 84 municípios mato-grossenses onde a entidade sindical está representada.

Sair da versão mobile